top of page
  • X
  • Whatsapp
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

Clique para acessar o formulário de inscrição 

Minicurso 12

A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E JOGOS NA RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE TEÓRICA E PRÁTICA DO PROCESSO DE ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO PROGRAMA DE REFORÇO ESCOLAR DE FÉRIAS NO MUNICÍPIO DE BARRAS-PI.

Proponente

Francisca Cibele da Silva Gomes

Graduada em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), pós-graduada lato sensu em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail: cs6445758@gmail.com.

Evaniele Pereira Lages

​Graduada em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), pós-graduada em lato sensu em Ensino de História do Brasil e do Mundo Contemporâneo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail: evanielelages@gmail.com.

Guilherme Vinícius Silva Romão

Graduada em Licenciatura plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Pós - graduado em História do Brasil com Docência no Ensino Superior pela Faculdade Sucesso. Pós - graduado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). E-mail: guivinicinho123@gmail.com

Quantidade de vagas: livre

 

Ementa: 

O presente minicurso propõe um estudo teórico e prático sobre a utilização de tecnologias digitais e jogos educativos no processo de recomposição da aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A análise fundamenta-se nas experiências desenvolvidas no Programa de Reforço Escolar de Férias do município de Barras-PI, evidenciando a relevância das metodologias ativas e da ludicidade na construção de estratégias pedagógicas voltadas à superação das defasagens de aprendizagem. Nesse contexto, busca-se o fortalecimento das habilidades de leitura e escrita, bem como a promoção do engajamento dos estudantes na construção de novos saberes.

Público-alvo

Público em geral.

 

Metodologia

Atividade expositiva e dialogada

 

Atividade prática e avaliação

Dinâmica online envolvendo o preenchimento de um formulário do google forms sobre as impressões dos participantes do minicurso e socialização das respostas em nuvem virtual. Assim como, a participação em um jogo online criado no Kahoot! sobre os conteúdos trabalhados.

Desenvolvimento do minicurso

  • Plataforma: Google Meet.

  • Duração: 2 dias.

  • Carga horária: 4 horas.

  • Datas e horários: 26 e 27 de maio de 2026, horário: das 19H às 21H

 

Programação detalhada do minicurso

1º dia (26 de maio de 2026 – horário: 19H às 21H): 

trabalhar os conceitos de recomposição da aprendizagem, dificuldades de aprendizagem, Metodologias Ativas, Tecnologias Educacionais, intervenção pedagógica para estudantes com defasagem de aprendizagem, Habilidades da BNCC.

2º dia (27 de maio de 2026 – horário: 19H às 21H): 

trabalhar os conceitos de gamificação, jogos digitais, reforço escolar, rotina, relatos de experiências, exemplos de sequência didática para recomposição da aprendizagem.

​​Objetivos do minicurso

Analisar as contribuições das tecnologias educacionais e do lúdico no processo de recomposição da aprendizagem em Língua Portuguesa dos alunos do 1° ano da Escola Municipal Professora Deuselina Alencar. Investigar e buscar compreender em que medida o engajamento com as tecnologias contribui para a evolução dos padrões de desempenho dos alunos, adotando uma abordagem inclusiva.

Diálogo com o evento

O diálogo entre o presente minicurso e o ‘IV Simpósio sobre Mídias, Tecnologias e História‘ se dá pelo conteúdo transdisciplinar já exposto, o qual, transversalmente, busca tratar da utilização das tecnologias digitais e dos jogos como intermédios para o processo de recomposição da aprendizagem em turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Referências

FALCÃO, Giselle Couto; SILVA, Philipy Rodrigues. O impacto da recomposição da aprendizagem: um estudo profundo de como a recomposição escolar pode melhorar os níveis de desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental II. Caderno Pedagógico, v. 22, n. 9, p. e18270-e18270, 2025. Disponível em: <
file:///C:/Users/guivi/Downloads/Cad+Ped+249.pdf>. Acesso em 10 de Jan. de 2026.
GRIGORIO, Erica Lamara Gomes Alves; PEREIRA, Flaviano Moura. Estratégias contemporâneas para a recuperação da aprendizagem Matemática: análise das inovações pedagógicas e tecnológicas implementadas pelo MEC (2024-2025). 
Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1-26, 2025. Disponível em: https://remunom.ojsbr.com/multidisciplinar/article/view/4372/4250. Acesso em: 11 jan. 2025.
MONTEIRO, Edna Câmara; PIMENTEL, Mariana Ramos; SOARES, Emanuela Farias. O processo de recomposição das aprendizagens em uma escola da rede municipal de Campinas Grande (PB): um olhar para as práticas pedagógicas lúdicas no processo de alfabetização. In: CONEDU, 2023. Disponível em: < file:///C:/Users/guivi/Downloads/TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2094_TB3 021_28082023201715.pdf> . Acesso em: 10 de Jan. de 2026.
SANTOS, Gilmária Oliveira dos. Recomposição das aprendizagens e o currículo escolar do Município de Salvador - BA: Uma inteface com as tecnologias digitais. Salvador, 2025. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/8c3b3e5b06e027bd328d61b7d9ff8d87/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2026366&diss=y. Acesso em: 11 jan. 2026.

© Derechos de autor

© 2026 por 4.º CIHDCE y 5.º SNMTH. Creado con Wix.com

bottom of page