
Clique para acessar o formulário de inscrição
Minicurso 6
ENSINAR NA ERA DIGITAL: ACERVOS ON-LINE E FONTES PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS.
Proponentes
Rafaela Domingues Pereira
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde desenvolve pesquisa sobre os Lugares de Memória da Ditadura do Interior Paulista. Também atua como professora efetiva da Rede Estadual de São Paulo. É graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) pela UFRJ (2019) e mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2022). Possui especializações em Gestão Escolar (USP, 2023), Ciências Humanas e o Mundo do Trabalho (UFPI, 2023), Metodologia do Ensino de História e Geografia (FSL, 2022), Tecnologias e Educação a Distância (FSL, 2021). E-mail: rafaeladomingues@prof.educacao.sp.gov.br
Quantidade de vagas: 60
Ementa: Este minicurso tem como objetivo discutir a utilização de acervos on-line e as especificidades do emprego de fontes oriundas dessas plataformas por professores e professoras na sala de aula, especialmente no ensino das Ciências Humanas. Parte-se do entendimento de que, nas últimas décadas, os acelerados avanços tecnológicos e as diversas iniciativas de criação (ou expansão) de repositórios on-line levaram os documentos digitais a se constituírem como ferramentas importantes no processo de ensino-aprendizagem. A base teórica desta atividade se fundamenta nas proposições do historiador francês Jacques Le Goff publicadas no livro História e Memória em 1988, bem como nas reflexões levantadas por pesquisadores brasileiros, em trabalhos mais recentes, sobre as particularidades dos documentos digitais, como as produções de Deise Silva dos Santos (2021), Henrique Machado dos Santos e Daniel Flores (2016). Por fim, a metodologia empregada consiste em discussão teórica, indicações de possibilidades de pesquisa em acervos digitais brasileiros e socialização de experiências de ensino com este tipo de corpus documental.
Público-alvo
Público em geral.
Metodologia
Em construção.
Atividade prática e avaliação
Participação dos inscritos nas discussões propostas e socialização de experiências de ensino com fontes digitais.
Desenvolvimento do minicurso
-
Plataforma: a definir.
-
Duração: 2 dias.
-
Carga horária: 6 horas.
-
Datas e horários: 25 e 26 de maio, das 9H às 12 H
Programação detalhada do minicurso
1º dia (25 DE MAIO DE 2026, HORÁRIO: 9H ÀS 12H):
TProblematização do conceito de documento de Jacques Le Goff e discussão sobre as especificidades dos documentos pertencentes aos acervos digitais.
2º dia (26 DE MAIO DE 2026, HORÁRIO: 9H ÀS 12H):
Apresentação de acervos digitais que podem ser utilizadas em sala de aula e socialização de experiências de ensino.
Objetivos do minicurso
Discutir a utilização de acervos on-line e as especificidades do emprego de fontes oriundas destas plataformas digitais por professores e professoras em sala de aula, especialmente no ensino das Ciências Humanas.
Diálogo com o evento
O minicurso “Ensinar na era digital: acervos on-line e fontes para o ensino das Ciências Humanas” dialoga diretamente com a proposta do IV Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino & V Simpósio Nacional em Mídias, Tecnologias e História ao refletir sobre os impactos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no campo educacional e nas práticas de ensino das Ciências Humanas. Ao abordar o uso pedagógico de acervos on-line e de fontes digitais em sala de aula, a atividade insere-se no debate contemporâneo sobre a Cultura da Convergência e da Conexão, evidenciando como as transformações tecnológicas têm reconfigurado o acesso, à produção e a circulação do conhecimento.
Referências
LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Bernardo Leitão... [et al.]. – 5 a ed. – Campinas, SP: Editora da UNICAMP , 2003.
PEREIRA, Rafaela Domingues. A criminalização de uma proposta educativa na Ditadura: A Pedagogia Freireana nos inquéritos do acervo Brasil Nunca Mais (1964-1972). Rio de Janeiro, 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2022.
SANTOS, Henrique Machado dos; FLORES, Daniel. O documento arquivístico digital enquanto fonte de pesquisa. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 21, n. 04, p. 121-137, 2016.
SILVA DOS SANTOS, Daise. Arquivos Digitais: possibilidades de pesquisa no campo da História da Educação. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 4–19, 2021. DOI: 10.26694/caedu.v3i2.12965. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2369. Acesso em: 19 fev. 2025.




