top of page
  • X
  • Whatsapp
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

Clique para acessar o formulário de inscrição 

Minicurso 8

RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRE TECNOLOGIAS, INTERATIVIDADES E NARRATIVAS.

 

Proponentes

Julia Beatriz Silva Vicente Chaves;

Mestranda em História (PROHIS-UFS), Licenciada em História (UFS), Bolsista Capes. E-mail: juliabsvchaves@gmail.com

Luan Felipe Silva dos Santos

Mestrando em História (PROHIS-UFS), Licenciado em História (UFS), Bolsista Capes. E-mail: prof.luansantos2023@gmail.com.

Quantidade de vagas: Livre

 

Ementa: O presente minicurso propõe analisar criticamente a relação entre raça, gênero e sexualidade no contexto de uma sociedade virtualizada, considerando as transformações tecnológicas, as interatividades mediadas por plataformas digitais e narrativas produzidas em ambientes virtuais. A partir de teorias de memória e de representação (Halbwachs, 1990; Catela, 2001; Hall, 2022; Adichie, 2019) promove-se a discussão em torno dos conceitos de raça, gênero e sexualidade que se articulam entre os processos sociais, históricos e de inovação através de Gonzalez (2020), Louro (2014), Goellner (1999), Wittig (2023), Butler (2018), Parker (2021). Diante disso, o curso problematiza essa correlação intrínseca ao processo de virtualização através da promoção e dissolução de representatividade.

​​

Público-alvo

Público em geral.

 

Metodologia

Atividade expositiva e dialogada

 

Atividade prática e avaliação

A definir

Desenvolvimento do minicurso

  • Plataforma: a definir.

  • Duração: 1 dias.

  • Carga horária: 4 horas.

  • Datas e horários: Dia a definir, horário (8h às 12h)

 

Programação detalhada do minicurso

1º dia (Dia a definir, horário, 8h às 12h):

Apresentação do Minicurso/ Exposição de conceitos/ Disposição de metodologias utilizadas/ Aplicabilidade metodológica/ Discussão e finalização.

​Objetivos do minicurso

Refletir sobre os impactos das tecnologias digitais na construção e circulação de narrativas relacionadas a raça, gênero e sexualidade, articulando memória, representação e interatividade. Examinar como os processos de virtualização reconfiguram visibilidades, disputas simbólicas e formas de reconhecimento de sujeitos e grupos historicamente marginalizados. Promover um diálogo com as pesquisas dos mediadores do minicurso.

Diálogo com o evento

O diálogo com o evento estabelece-se na medida em que o minicurso propõe uma reflexão crítica sobre as tecnologias digitais como espaços de produção histórica, de construção de memórias e de circulação de narrativas. Ao articular raça, gênero e sexualidade às interatividades mediadas por plataformas digitais, o curso aproxima-se dos debates do evento ao compreender as mídias e as tecnologias não apenas como ferramentas, mas como agentes ativos na configuração das narrativas históricas, na seleção do que é lembrado, silenciado ou disputado no presente em diálogo com as pesquisas dos mediadores do minicurso. 

 

Referências

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 16. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
CATELA, Ludmila. Situação-limite e memória: a reconstrução do mundo dos familiares de desaparecidos da Argentina. São Paulo: Editora Hucitec, 2001.
GOELLNER, Silvana Vilodre. Bela, maternal e feminina: imagens da mulher na revista educação physica. 199. 174 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/2709/000280515.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 29 jan. 2025.
GONZALEZ, Lélia. A mulher negra na sociedade brasileira: uma abordagem político-econômica. In: GONZALEZ, Lélia; RIOS, Flavia; LIMA, Márcia (Org.). Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais Ltds, 1990.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 12ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2022
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
PARKER, Richard. Cultura, economia política e construção social da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado. Belo Horizonte: Autêntica, 2021, p. 157-190.
WITTIG, Monique. O pensamento heterossexual. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

© Derechos de autor

© 2026 por 4.º CIHDCE y 5.º SNMTH. Creado con Wix.com

bottom of page