top of page
  • X
  • Whatsapp
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram
arte congresso 2026 sem texto.jpg

MITECHIS

Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS)

No ano de 2026, o evento ocorrerá novamente!

Ao sugerir investigações acerca das aplicações das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na pesquisa histórica, no Ensino de História, nas várias facetas da interdisciplinaridade e, ainda, nas implicações nas interações sociais, é imprescindível abordar algumas indagações relevantes: a disparidade social, que resulta na dificuldade de acesso à internet e aos dispositivos tecnológicos; a penúria desses recursos em diversos contextos sociais; e, por último, a insuficiência de conhecimento técnico entre pesquisadores e professores.

Compreendemos que, em diversas ocasiões, tais questões resultam na rejeição da aplicação das Tecnologias Digitais nos ambientes de pesquisa, ensino e até mesmo em contextos educativos não formais.

Com base nessas premissas, o Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS) explora as múltiplas possibilidades de utilização e apropriação dos recursos de comunicação computacional e digital na pesquisa e no ensino.

Com o intuito de promover esse debate, o Grupo MITECHIS criou a revista Convergências: estudos em Humanidades Digitais. Ela foi criada para divulgar Dossiês, Entrevistas, Ensaios e os Anais do Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino e Simpósio Nacional em Mídias, Tecnologias e História. Esses são eventos científicos que se expandem anualmente. Além da revista, nosso grupo conta ainda com um canal no YouTube, no qual promove mesas-redondas, atividades de extensão e a transmissão dos eventos organizados pelo grupo.

O MITECHIS, sob a liderança do Prof. Dr. George Leonardo Seabra Coelho (PPGHispam/PPGCiamb-UFT) reconhece que a abordagem da consciência histórica adquire um caráter fundamental, não apenas para a compreensão da disciplina de História — na perspectiva de que ela representa “resultado de necessidades sociais e políticas na formação da identidade de novas gerações e, portanto, o seu problema não é somente de ordem cognitiva ou educacional, mas também sociológica e cultural” (CERRI, 2011, p. 17) —, mas para todos os domínios científicos.

A Consciência Histórica, segundo Coelho, pode oferecer uma visão mais abrangente para a produção científica em qualquer campo, como, por exemplo, para a Física, Biologia, Sociologia, Engenharia, entre outros. Tal perspectiva nos oferece subsídios para compreender que a produção das Tecnologias Digitais não se configura como um processo meramente neutro ou exclusivamente pautado por imperativos lógicos e cognitivos, mas é, na verdade, profundamente inserida em um contexto histórico, social e cultural.

Reconhecendo que a discussão sobre a utilização das tecnologias se manifesta tanto na atividade dos cientistas quanto na prática docente, é importante esclarecer que “empregamos tecnologias [...] com limitações que são devidas não somente ao estado de nosso conhecimento, mas também às estruturas do poder que balizam o conhecimento e suas aplicações” (FEENBERG, 2010, p. 135). Assim, o propósito deste Grupo de Pesquisa é promover um intercâmbio entre a investigação histórica, as Humanidades Digitais e as representações sociais relacionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIDC).

© Copyright

© 2026 by 4º CIHDCE & 5º SNMTH. Proudly created with Wix.com

bottom of page