
EIXO temático 9
Tecnologias Digitais, Ciência da Natureza e exatas, pesquisa e ensino
Coordenador e Coordenadora
Dr. Walter Anibal Rammazzina Filho (UTFPR)
E-mail: walterfilho@utfpr.edu.br
Dr.ª Denise Caroline de Souza (UFTM)
E-mail:
Resumo: Título - Tecnologias Digitais, Ciência da Natureza e Exatas, Pesquisa e Ensino. Este Eixo Temático tem como objetivo discutir a incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no âmbito educacional, com um foco específico nas disciplinas de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Ciências Exatas (Matemática e suas Tecnologias), de acordo com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, BRASIL, 2018). A necessidade cada vez maior de integrar as TDICs na educação, já prevista em textos normativos desde 2010, foi drasticamente intensificada pelo isolamento social causado pela pandemia de COVID-19 em 2020. Educadores e alunos foram obrigados a integrar as TDICs aos processos de ensino-aprendizagem de forma rápida, frequentemente sem a devida capacitação. Verifica-se que, após o término da urgência pandêmica, ainda existem lacunas e obstáculos que impedem o uso completo e, sobretudo, crítico das tecnologias digitais. A apropriação crítica transcende o uso instrumental; requer a compreensão de como as ferramentas digitais podem representar fenômenos naturais e matemáticos complexos, possibilitar a experimentação virtual e a análise de grandes volumes de dados nos contextos de Ciências e Matemática. Este Eixo Temático visa debater e criar experiências de formação de professores que integrem as TDICs como instrumentos eficazes para o ensino e a aprendizagem ativa, superando desafios e fomentando uma apropriação crítica em disciplinas que exigem raciocínio lógico-matemático e investigação científica.
Objetivos
• Refletir e analisar as transformações e os desafios impostos pela pandemia de COVID-19 no cotidiano escolar, especialmente na adaptação de práticas investigativas e conceituais (modelagem, simulação) para o ensino remoto.
• Avaliar criticamente a eficácia dos cursos de formação de professores, identificando as limitações e as vantagens na preparação dos educadores para o uso crítico das TDICs e considerando a influência de fatores como classe e diferenças geracionais no acesso e domínio das tecnologias.
• Abordar e propor experiências bem-sucedidas de uso das TDICs que ajudem a superar as lacunas de apropriação, promovendo a compreensão de conceitos complexos e a interdisciplinaridade entre as Ciências da Natureza e Exatas.
Público-Alvo
Estudantes de Licenciaturas em Matemática, Física, Química e Biologia, professores da Rede de Ensino Básico (especialmente nas áreas de Ciências e Matemática), professores universitários e estudantes de Pós-Graduação/Graduação nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Exatas e Humanidades (com interesse em tecnologia educacional).
coordenadora e Coordenador





