
EIXO TEMÁTICO 5
Ensino de História, Mídias e Gamificação
Coordenadores
Me. Max Alexandre de Paula Gonçalvesb(Docente IFPR/Doutorando PPGH-UNESP)
E-mail: max.goncalves@ifpr.edu.br
Me. Antonio Greff de Freitas (Doutorando PPGH - UDESC)
E-mail: tonigreff@gmail.com
Bruno Moulin Franco (Mestrando PPGHispam - UFT)
E-mail: moulin.bruno@gmail.com
Resumo: Este eixo temático visa reunir pesquisadores para discutir as intersecções entre os games, pesquisa e ensino, assim se destina a acolher diversas investigações e estudos que exploram o fenômeno dos videogames e jogos em suas diversas facetas. O foco está na criação e no desenvolvimento tanto de jogos digitais, que são aqueles que funcionam em plataformas eletrônicas, quanto de jogos analógicos, que são jogados de forma tradicional, sem a necessidade de dispositivos eletrônicos. Além disso, busca-se também destacar a integração que ocorre entre a pesquisa acadêmica e o ensino, especialmente quando essa interação é mediada por meio dessa tecnologia envolvente e inovadora na disciplina de história. Como também, leva em consideração os jogos como fontes na pesquisa em História e como suas narrativas representam a História. Este eixo temático aborda estudos sobre games, focando na criação de jogos digitais e analógicos e na integração entre pesquisa e ensino por meio dessa tecnologia. Inclui pesquisas sobre práticas de desenvolvimento (design, arte, programação, narrativas interativas); o potencial educativo dos jogos (gamificação, learning analytics, jogos sérios); a cultura e comunidades de games; as implicações sociais, cognitivas e éticas do consumo e produção; e o uso de jogos como objeto e/ou ferramenta em contextos educacionais e na pesquisa histórica. Estimula a reflexão crítica e a produção de conhecimento que ajude no avanço da área e na compreensão do jogo como linguagem e tecnologia.
Objetivos:
-
Oportunizar um momento para debate sobre o Ensino de História nas mídias e a importância do letramento histórico-digital.
-
Abordar métodos e instrumentos inovadores no processo de Ensino e Aprendizagem de História;
-
Promover um ambiente para apresentação e reflexão sobre diferentes práticas e abordagens profissionais do Ensino de História;
-
Investigar a cultura histórica e a consciência histórica nas mídias;
-
Analisar o uso da gamificação no Ensino de História.
Público-alvo: Professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em História e em Ensino de História (ProfHistória), mas também estudantes, pesquisadores, professores e demais profissionais das áreas de Comunicação Social, Design e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Coordenadores

Ms. Max Alexandre de Paula Gonçalves


Ms. Antonio Greff de Freitas
Bruno Moulin Franco




