top of page
  • X
  • Whatsapp
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

Clique para acessar o formulário de inscrição 

Minicurso 24

O AUDIOVISUAL NA SALA DE AULA: LEITURA E PRODUÇÃO CRÍTICA COMO ESTRATÉGIA EDUCOMUNICATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

Proponentes

Pedro Augusto Silva Miranda

Doutor e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Jornalista pela Faculdade Comunicação (UFJF). Integrante do grupo de pesquisa “Narrativas Midiáticas e Dialogias” (UFJF/CNPq) e da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo (TELEJOR). Graduando em História (Licenciatura) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). E-mail: miranda.pedrosilva@gmail.com

Vanessa Coutinho Martins

Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com período sanduíche na University of Toronto. Professora no curso de Tecnologia em Cinema e Animação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Integrante do grupo de pesquisa “Narrativas Midiáticas e Dialogias” (UFJF/CNPq) e do “Grupo de Estudos & Pesquisas em Educomunicação” (UFSJ/CNPq). E-mail: vanessacoutinhomartins@gmail.com

​Quantidade de vagas: 30

Ementa: 

O minicurso aborda o audiovisual como linguagem, prática cultural e estratégia educomunicativa no ensino-aprendizagem (Soares, 2000; Consani, 2024), com foco no documentário como gênero cinematográfico privilegiado de mediação entre conhecimento, memória, sensibilidade e narrativa do real. Parte-se da compreensão do filme como forma de pensamento e experiência estética (Samain, 2012; Cabrera, 2015; Savernini, 2022) e como prática sociocultural situada (Jesus, 2007), problematizando sua apropriação escolar para além do uso ilustrativo. Nesse sentido, a leitura crítica também é exercitada a partir da produção de conteúdo pelos estudantes, que são estimulados a participarem da criação conjunta de um mini doc relacionado com as temáticas debatidas em sala de aula. Neste curso, discute-se o documentário como construção discursiva sobre o mundo histórico (Ramos, 2008; Sales, 2009), analisando seus modos de representação, seus regimes de verdade e seus potenciais para a formação do olhar crítico, da argumentação e da consciência histórica. O curso propõe metodologias de leitura crítica do audiovisual orientadas por pressupostos da educomunicação, da cultura das mídias e da pedagogia da imagem. Além disso, apresenta um passo a passo para a criação de roteiros e produção de animação em técnica de rotoscopia incorporada à produção documental.

Público-alvo

Público em geral.

​​

Metodologia

a definir

Atividade prática e avaliação

Como estratégia de avaliação do minicurso, será enviado aos participantes, após a realização das atividades, um formulário eletrônico, que permitirá coletar de forma sistematizada suas percepções, aprendizagens e sugestões. Esse instrumento possibilitará avaliar a satisfação dos participantes, bem como o alcance dos objetivos formativos, a pertinência dos conteúdos, a adequação das metodologias e a contribuição do minicurso para suas práticas de pesquisa e ensino.

Desenvolvimento do minicurso

  • Plataforma: a definir.

  • Duração: 2 dia.

  • Carga horária: 4 horas.

  • Datas e horários: 25 e 26 de maio de 2026, horário 10H às 12H.

 

Programação detalhada do minicurso

​​​

1º dia (25 DE MAIO DE 2026, HORÁRIO: 10H ÀS 12H): Introdução ao audiovisual como forma de linguagem, produção de sentidos e experiência estética no contexto educacional. O filme como pensamento audiovisual e como texto cultural (Samain, 2012; Cabrera, 2015; Savernini, 2022). Audiovisual e educomunicação. A escola na cultura das mídias e a figura do espectador-aluno e do espectador-professor.


2° dia (26 DE MAIO DE 2026, HORÁRIO: 10H ÀS 12H): Definição sobre documentário. Problematização da noção de verdade, objetividade e neutralidade no gênero documentário. Diferentes modos de representação do documentário (expositivo, observacional, interativo e reflexivo). Análise dos elementos, estética e linguagem do documentário. Propostas metodológicas de leitura crítica do documentário como estratégia educomunicativa. Técnicas para a produção de roteiros em sala de aula. Técnicas de animação em rotoscopia em sala de aula e sua incorporação em documentários.

​​Objetivos do minicurso

Capacitar professores, pós-graduandos e graduandos a compreenderem o audiovisual, especialmente o documentário, como linguagem, forma de pensamento e prática educomunicativa, superando seu uso meramente ilustrativo, de modo a desenvolver uma leitura crítica das imagens que considere seus aspectos estéticos, narrativos, ideológicos e históricos, possibilitando a análise do documentário como construção discursiva sobre o mundo e como instrumento de formação da consciência histórica, da sensibilidade e da cidadania crítica no contexto do ensino e da pesquisa.

​​

Diálogo com o evento

O minicurso dialoga diretamente com a proposta do evento ao situar o audiovisual como importante expressão da cultura digital e da visualidade contemporânea, articulando-o às discussões sobre Humanidades Digitais, História Pública e ensino em ambientes mediados por tecnologias. Ao propor a leitura crítica do audiovisual como prática educomunicativa, o minicurso responde aos desafios colocados pela cultura da convergência e da conexão, contribuindo para a compreensão de como as TDIC reconfiguram a produção, circulação e apropriação do conhecimento histórico. Além disso, ao tratar o documentário como campo de reflexão histórica, linguagem e construção de sentidos, a proposta se insere plenamente nos eixos do evento que discutem o papel do audiovisual, das mídias e das novas formas de visualidade na pesquisa, no ensino e na divulgação científica, fortalecendo a perspectiva pan-disciplinar e crítica defendida pelo congresso.

Referências

CONSANI, Marciel. Educomunicação: o que é e como fazer. São Paulo: Contexto, 2024.
JESUS, Rosane Meire Vieira de. Aprendizagem frame a frame: fascínios e armadilhas do uso do documentário na práxis pedagógica. 2007. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11140. Acesso em: 15 jan. 2025.
MARTINS, Vanessa Coutinho. Práticas de educação midiática em clubes de leitura: do texto à rotoscopia. In: Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (COMUNICON), 2025, São Paulo. Anais… São Paulo: Galoá, 2025. v. 2, p. 1–15.
MARTINS, Vanessa Coutinho; LOGAN, Robert K. Formulating questions is the “answer” for both learning and discovery: probing a new model for education. New Explorations Journal, v. 3, p. 1–10, 2023.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus, 2005.
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... o que é mesmo documentário? São Paulo: Editora Senac, 2008.
SALES, Eric de. O documentário na sala de aula: uma verdade absoluta para o aluno? Anais do ANPUH – XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza, 2009. Disponível em: http://anpuh.org/anais/wpcontent/uploads/mp/pdf/ANPUH.S25.1467.pdf. Acesso em: 15 jan. 2026.
SAVERNINI, Erika. Diante do filme: a análise como tradução de um pensamento audiovisual. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v. 12, n. 24, jan-abr. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37097. Acesso em: 14 jan. 2026.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 19, p. 12-24, set./dez. 2000.
TECNOLOGIA EM CINEMA E ANIMAÇÃO UEMG. TELA VIVA (Oficina 2) – Criação de um roteiro. YouTube, 3:06, 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2wRNH_9skPU. Acesso em: 15 jan. 2026.

TECNOLOGIA EM CINEMA E ANIMAÇÃO UEMG. TELA VIVA (Oficina 3) – Linguagem audiovisual: planos, cenas, enquadramentos e ângulos. YouTube, 5:54, 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KWX8R4J_AeY. Acesso em: 15 jan. 2026.
TECNOLOGIA EM CINEMA E ANIMAÇÃO UEMG. TELA VIVA (Oficina 4) – Técnicas de animação em rotoscopia. YouTube, 2:45, 2024. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=Jv0HxlAQ5Po. Acesso em: 15 jan. 2026.

© Copyright

© 2026 by 4th CIHDCE & 5th SNMTH. Proudly created with Wix.com

bottom of page