top of page
  • X
  • Whatsapp
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

Clique para acessar o formulário de inscrição 

Minicurso 2

Uma imagem vale mais do que mil palavras?

 

Proponentes

Dra. Bárbara Tikami de Lima (PCI-MAST)

Contato: Rua General Bruce, 586, Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro.

barbaratikami@gmail.com ou barbaralima@mast.br

Dra. Letícia Pumar (PCI-MAST).

Contato: Rua General Bruce, 586, Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro.

leticiapumar@gmail.com ou leticiasouza@ mast.com

Quantidade de vagas: 20 vagas

 

Ementa: Nas últimas décadas, o uso de recursos digitais tornou-se parte constitutiva das práticas de pesquisa, ensino e divulgação em História. Nesse contexto, as imagens — em suas diferentes tipologias — passaram a ocupar lugar central tanto na produção historiográfica quanto no cotidiano escolar e nos ambientes digitais. A ampla circulação de imagens, potencializada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, contribuiu para a naturalização do adágio popular segundo o qual “uma imagem vale mais do que mil palavras”, frequentemente utilizado para indicar que as imagens seriam capazes de transmitir informações de forma imediata e autoexplicativa. Partindo da problematização desse pressuposto, o presente minicurso propõe refletir sobre as imagens enquanto documentos históricos, cuja análise não pode se limitar à dimensão puramente visual, exigindo a consideração articulada de seus contextos de produção, circulação e recepção, bem como de seus usos, funções e historicidade.

Público-alvo

Público em geral.

 

Metodologia

O minicurso estrutura-se em três encontros expositivos e participativos, realizados de modo on-line

 

Atividade prática e avaliação

A definir

 

Desenvolvimento do minicurso

  • Plataforma: Google meet

  • Duração: 3 dias

  • Carga horária: 6 horas

  • Datas e horários: 26 até 28 de maio de 2026, horário 10H às 12h

 

Programação detalhada do minicurso

1º dia (26 de maio de 2026, horário 10H às 12H)

Apresentados os referenciais teóricos e metodológicos para a análise de imagens enquanto documentos históricos a partir dos textos de Peter Burke (2004), Jean-Claude Schmitt (2007) e Carlo Guinzburg (1989 e 2014) e discutido um estudo de caso.

2º dia (27 de maio de 2026, horário 10H às 12H)

Apresentados referenciais teóricos e metodológicos para a análise de imagens enquanto documentos históricos a partir dos textos de Horst Bredekamp (2015) e George Didi-Huberman (2013 e 2015) e discutido um estudo de caso.

 

3º dia (28 de maio de 2026, horário 10H às 12H)

Apresentados referenciais teóricos e metodológicos para a análise de imagens enquanto documentos históricos a partir dos textos de Lorraine Daston (1999 e 2017) e discutido um estudo de caso.

Objetivos do minicurso

O minicurso tem como objetivo incentivar a construção de uma postura crítica frente ao uso de imagens na pesquisa histórica, na prática docente e nos ambientes digitais, destacando tanto suas potencialidades quanto seus limites enquanto fontes históricas, materiais didáticos e instrumentos de divulgação do conhecimento.

 

Diálogo com o evento

O minicurso dialoga diretamente com o IV Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino & V Simpósio Nacional em Mídias, Tecnologias e História ao propor uma reflexão crítica sobre o uso de imagens como fontes históricas em contextos digitais e educacionais. Ao articular fundamentos teóricos, práticas de ensino e experiências de divulgação científica, a proposta contribui para os debates sobre cultura visual, História Digital e mediação do conhecimento histórico, apresentando o Portal de História da Ciência e Tecnologia como um estudo de caso de integração entre pesquisa, ensino e tecnologias digitais.

 

Referências

BREDEKAMP, Horst. Mãos pensantes – considerações sobre a arte da imagem nas ciências naturais. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
BURKE, Peter. Testemunha ocular. São Paulo: Edusc, 2004.
DASTON, Lorraine. As imagens da objetividade: a fotografia e o mapa. In: GIL, Fernando (org.). A ciência tal qual se faz. Lisboa: Edições João Sá da Costa, 1999.
DASTON, Lorraine. Historicidade e objetividade. São Paulo: LiberArs, 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Ed. 34, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Belo Horizonte, 2015.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GINZBURG, Carlo. Medo, reverência, terror: Quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: companhia das Letras, 2014.
SCHMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. São Paulo: Edusp, 2007.

 

© Copyright

© 2026 by 4º CIHDCE & 5º SNMTH. Proudly created with Wix.com

bottom of page