top of page
  • X
  • Whatsapp
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

Clique para acessar o formulário de inscrição 

Minicurso 3

NARRATIVAS E MEMÓRIA: ASPECTOS DA PESQUISA EM HISTÓRIA ORAL

 

Proponentes

Marcelo Alessandro Honorato de Souza

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT); licenciado em Pedagogia (FASAMAR); graduando em História (UniCV). Pesquisador associado à ABHO-Associação Brasileira de História Oral. É vinculado à Universidade Federal do Tocantins/UFT, atuando nos grupos de pesquisas: História da Educação, Arquivo e Cultura Escolar (Linha de pesquisa: História da educação e instituições educativas - HEACE/UFT), Cátedra Paulo Freire (UFT), História, Historiografia e Fontes de Pesquisas em Educação (Linha de pesquisa: História da Educação, Memória e Mídia- HHFPE/HISTEDBR), Grupo Interdisciplinar para Pesquisa e Estudos em Educação Intergeracional e Altas Habilidades (Linha de pesquisa: Educação Intergeracional- GIPEEIAH/UFT). É membro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas (NUJOR/UFT). Pesquisador destaque nacional bolsista CNPq/Capes 2023 com o projeto de mestrado intitulado Sintonizando o rádio em Porto Nacional (1968-2002). Atua em pesquisas sobre História do rádio, História Oral, História das Instituições Educativas, Cultura escolar, Memória, Mídia radiofônica e temas sobre Educação. Possui experiência em gestão e na docência, com ênfase no ensino fundamental I e II, ensino médio, EJA, programas institucionais e governamentais, e no ensino superior, nas graduações em Licenciatura Plena em Pedagogia, Licenciatura em Letras/Libras, Licenciatura Plena em Letras e suas Respectivas Literaturas, Segunda Licenciatura em Pedagogia, Técnico em Magistério,coordenação/acompanhamento/orientação em Campo de Estágio Supervisionado. Além do ensino e da pesquisa, atua nas áreas de extensão universitária, projetos de intervenção e oficinas de práticas pedagógicas, formação
de professores, cursos livres, palestras e consultorias educacionais. Tem destaque nas mídias de rádio, atuando como produtor, locutor/radialista, apresentador de TV, e na produção cultural com o registro DRT 0001551/TO. Atualmente, exerce as funções de Assessor Pedagógico da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), além de compor membro com as equipes NAPE (Núcleo de apoio Psicossocial e Educacional), Equipe Multidisciplinar Ead 
e docência, no Campus Graciosa, Palmas-TO.

Quantidade de vagas: Livre

 

Ementa: O curso de História Oral propõe capacitar os alunos a utilizar a metodologia da história oral como ferramenta de pesquisa, discutindo seus fundamentos teóricos, procedimentos práticos e questões éticas envolvidas na coleta e tratamento de relatos pessoais.

Público-alvo

Público em geral.

 

Metodologia

Momento de Dúvidas Estruturado: Criaremos um "Mural de Perguntas" onde os inscritos postarão dúvidas que serão respondidas em um bloco de 15 minutos no final de cada sessão.

 

Atividade prática e avaliação

A definir

 

Desenvolvimento do minicurso

  • Plataforma: a definir.

  • Duração: 2 dias.

  • Carga horária: 4 horas.

  • Datas e horários: 26 e 27 de maio, das 9H às 11H.

 

Programação detalhada do minicurso

1º dia (26 DE MAIO DE 2026, HORÁRIO: 9H ÀS 11H):

PARTE I: Conceitos fundamentais e bases teóricas: O conceito e a história da História Oral; Memória individual e coletiva, identidade e lugares de memória; A História Oral como metodologia e técnica de pesquisa interdisciplinar.

PARTE II: Modalidades e planejamento da pesquisa: Elaboração de roteiros de entrevista; Seleção e contato com narradores/entrevistados.

2º dia (26 DE MAIO DE 2026, HORÁRIO: 9H ÀS 11H):

PARTE III: A Prática da entrevista e procedimentos técnicos; Técnicas de captação de depoimentos (gravação de áudio e/ou vídeo); A condução da entrevista: o papel do pesquisador, a escuta ativa e a interação; Questões éticas e jurídicas: o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), direitos de imagem e voz; Documentação e constituição de acervos de história oral.

PARTE IV: Tratamento e análise do material oral; Transcrições de entrevistas e a textualização da fonte oral; Análise das fontes orais: cruzamento de depoimentos com outras fontes documentais; Os desafios da interpretação: subjetividade, silêncios e contradições nos relatos; Difusão dos resultados (publicações, exposições, seminários).

Objetivos do minicurso

Capacitar os participantes na utilização da metodologia da História Oral como uma ferramenta de pesquisa robusta e crítica, desde a sua fundamentação teórica até a aplicação prática na coleta, tratamento e análise de relatos pessoais.

 

Diálogo com o evento

 

Referências

ALBERTI, Verena. Ouvir contar: Textos em História Oral. FGV Editora, 2004.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 15 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. Trad. Maria Letícia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2011.
CONNERTON, Paul. Como as sociedades recordam. 2. Ed. Lisboa: Celta Editora, 1999.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2003.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 5 ed., 3. reimpr. Campinas: UNICAMP, 2008.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. História, Cativa da Memória? Para um mapeamento da memória no campo das Ciências Sociais. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo, v. 34. p. 9, 1992.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Estudos Históricos, vol. 5, n. 10, 200-212, 1992.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad: Alain François [et al]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

© Copyright

© 2026 by 4º CIHDCE & 5º SNMTH. Proudly created with Wix.com

bottom of page