top of page

MINICURSO 4 - O Ensino de História frente às Tecnologias Digitais: desafios e perspectivas sobre a prática em sala de aula

Formulário de inscrição em minicurso. CLIQUE AQUI

 

Nome dos proponentes: Sebastião Alves da Rocha, Francielcio Silva da Costa e Érica Regina da Silva Mota.

Titulação e vínculo institucional e Mini Bio das proponentes


Sebastião Alves da Rocha: Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (Pós Afro/UFBA). Mestre em História (UFRPE). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Africana (NEAD/UESPI). Pesquisador associado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Memória da Escravidão e do Pós-Abolição (SANKOFA/UESPI) e do Grupo de Pesquisa Vale do São José (Caetés/PE).

Francielcio Silva da Costa: graduado em História pela UESPI- Universidade Estadual do Piauí, Pós Graduado em História e Cultura Afro Brasileira pela FAVENI, Especialista em Educação, Direitos Humanos e Cidadania pelo IFG- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica DocentEPT pelo IFES- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e Pós graduando em Educação e Trabalho Docente pelo IF Goiano Câmpus Trindade.

Érica Regina da Silva Mota: graduanda em História pela UESPI-Universidade Estadual do Piauí.

 

Quantidade de vagas ofertadas: 40 vagas

 

Ementa

O presente minicurso denominado o ensino de História frente às tecnologias digitais: desafios e perspectivas sobre a prática em sala de aula, lida com um tema interessante, cativante e relevante do ponto de vista educacional e historiográfico. Pois, este minicurso dialoga principalmente sobre as temáticas do ensino de História, das tecnologias digitais e da influência delas no cotidiano da sala de aula. Dessa forma, afirma-se que as tecnologias digitais surgiram no século passado e revolucionaram a indústria, a economia e a sociedade. Além disso, as tecnologias digitais vêm invadindo, de maneira vertiginosa todos os segmentos da sociedade, difundindo desta maneira informações e transformando a natureza do conhecimento. Já em relação ao referencial teórico que fundamentou esta proposta de minicurso, cita-se: Freire (1997), Lévy (1996) e Machado (2010). Com isso, a partir desse contexto, ressalta-se que o ensino de História permite ao aluno, o desenvolvimento social, cultural, crítico, científico, tornando os sujeitos de hoje, preparados para enfrentar os meios socioculturais, prontos a assumir suas ambições e responsabilidades como adultos em sociedade. Sobre a situação problema, que instigou a realização deste minicurso, questiona-se quais são os desafios do uso das tecnologias digitais no ensino de História em sala de aula?

Público-Alvo: Estudantes e pesquisadores das áreas das Ciências Humanas em geral, tais como: a Geografia, a História, a Sociologia e a Filosofia e demais interessados neste tema proposto.

 

Metodologia: 

As aulas serão conduzidas de maneira expositiva, interativa e dialogada, promovendo uma abordagem participativa que visa envolver os participantes. As atividades serão enriquecidas por discussão em grupo, estimulando a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento. Para ilustrar de forma tangível a aplicação das tecnologias digitais no ensino de história, serão incorporados vídeos, infográficos e outros recursos audiovisuais, proporcionando uma experiência visual envolvente. 

Ao longo do curso, os participantes serão orientados por projeções práticas de ferramentas online especializadas na criação de conteúdo multimídia. O objetivo não é apenas apresentar essas ferramentas, mas também motivar uma experimentação ativa por parte dos envolvidos, evoluindo para a incorporação eficaz dessas tecnologias em seus métodos de ensino. 

A avaliação formativa será constante, permitindo uma compreensão contínua do progresso dos participantes. Essa abordagem visa não apenas mensurar o aprendizado, mas também adaptar dinamicamente o conteúdo, garantindo uma experiência de aprendizagem personalizada e eficaz para todos os envolvidos.

 

Desenvolvimento do minicurso

Plataforma utilizada: Google Meet

Quantidade de Dias: 2 dias

Dias e horário das Sessões: 08/05/2024 a 09/05/2024 a partir das 10h00min a 12h00min.   

 

Atividades desenvolvidas nos dias de oferta do minicurso (atividades de cada dia)


1° Dia: Trabalhar a importância do uso de tecnologias em sala de aula e como o professor se utiliza desses meios para o ensino de história.

 

2° Dia: Trabalhar os recursos tecnológicos utilizados para o enriquecimento educacional, destacando as vantagens e desvantagens da tecnologia no ensino.

 

Objetivos do minicurso

Analisar a relevância do tema em questão, para que assim, possamos proporcionar aos discentes/ ouvintes o diálogo sobre a importância do uso dos meios tecnológicos no ensino de história e no âmbito escolar tornando o ensino mais prático e eficiente.

 

Diálogo com o evento
O minicurso "O ensino de História frente às tecnologias digitais" dialoga diretamente com o Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino ao explorar os desafios e perspectivas da integração das tecnologias digitais no ensino de História. A discussão sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de História aborda questões cruciais para a educação contemporânea, trazendo à tona desafios e perspectivas relevantes. O fato de reconhecer que as tecnologias digitais têm transformado não apenas a sociedade em geral, mas também a natureza do conhecimento, demonstra uma compreensão profunda da interação entre as dimensões tecnológicas, culturais e educacionais.
A situação-problema proposta, questiona os desafios do uso das tecnologias digitais no ensino de História em sala de aula, sendo fundamental para promover uma reflexão crítica sobre a prática educacional. Ao enfrentar essa pergunta, o minicurso incentivará os participantes do congresso a considerarem não apenas os benefícios, mas também os obstáculos e dilemas éticos associados à integração das tecnologias digitais no ensino de uma disciplina historicamente centrada em métodos tradicionais.
Assim, o minicurso não apenas dialoga com o Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, mas também enriquece as discussões ao abordar um tema central para a educação contemporânea, destacando a importância de repensar as práticas pedagógicas à luz das transformações digitais.

 

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. 2013.

BRITO, G. da S.; PURIFICAÇÃO, I. da. Educação e novas tecnologias: um (re)pensar. Curitiba,PR: Intersaberes, 2012.
FAVA, R. Educação 3.0. Aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Saraiva, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2015.

LAKOMY, A. M. Teorias cognitivas da aprendizagem. Curitiba: Intersaberes, 2014.

LÉVY, P. O que é virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1996.

MACHADO, A. C. B. Tecnologia e Educação: Desafios do dia a dia. Dissertação de Mestrado: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2010. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2011/pedagogia/tecnologia_e_educacao_no_pr.pd. Acesso em:13.08.2015.

PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. 24. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária,1999. PRENSKY, M. Disponível em: http://www.marcprensky.com/international/Leia%20entre vista%20do%20autor%20da%20expressao%20imigrantes%20digitais.pdf. Acesso em:14/09/2015.

SANTOS NETO, E. dos. Educação, Tecnologia e tecnologias: uma discussão a partir da reflexão antropológica, da escola e do projeto político pedagógico. Educação & Linguagem. São Bernardo do Campo: UMESP, ano 3, nº 3.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

SILVA, M. J. Do presencial ao virtual: contribuições do uso de ambientes virtuais e ferramentas online para o ensino de literatura. Tese Doutorado em Letras: Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Londrina, 2013. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000192451. Acesso em: 11.08.2015

TELLES, A. Geração digital. São Paulo: Landscape, 2009. VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

bottom of page