MINICURSO 4
1 - Título: Os Jornais e o ensino de História na era digital.
2 - Proponentes: Nilson Giuvannucci Rosa, graduando em licenciatura em História pela Universidade Federal do Tocantins, membro do Grupo e Pesquisa em Mídias, Tecnologia e História (MITECHIS) e criador do projeto Biblioteca de Alexandria. Talita Seniuk, licenciada em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, em Ciências Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo e em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos; pós-graduada em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário de Maringá e em Ensino de Sociologia pela Universidade Cândido Mendes. Coautora do livro “As Ucrânias do Brasil: 130 anos de cultura e tradição ucraniana” pela Editora Máquina de Escrever. Atualmente é Professora de História efetiva na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, colunista do Jornal Ucraniano Pracia (Праця), colaboradora do Blog Exílio-migração política ǀ humanidades digitais e membro do Grupo e Pesquisa em Mídias, Tecnologia e História (MITECHIS).
Contato: Porto Nacional, Tocantins, n2.giuvannucci@gmail.com, (63) 98128-4665; Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, talitaseniuk@gmail.com.
3 - Professor Convidado: Douglas Barraqui, formado em História pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e Filosofia pela Unimes (Universidade Metropolitana de Santos).
Contato: https://www.instagram.com/histoehistoria
4 - Quantidade de vagas: 40 vagas.
5- Ementa: Apresentação do conceito de Tecnologia e do panorama histórico do campo de estudos das Tecnologias da Comunicação, problemas e perspectivas. O debate e as críticas ao paradigma dos impactos culturais de diferentes tecnologias: a oralidade, a imprensa, o audiovisual e a sociedade digital. Reflexões sobre a proposta didática da Base Nacional Curricular Comum - BNCC e o uso de jornais na sala de aula e o determinismo tecnológico na chamada “Era digital”.
6 - Desenvolvimento:
Dia 12: Tecnologias da Comunicação, problemas e perspectivas, revendo o conceito de Tecnologia; O Jornal enquanto tecnologia e a importância dos Jornais na História e na Educação; Apresentação da importância dos jornais na história e em como o seu uso na educação tem se tornado cada vez mais relevante, focando na BNCC e no papel do professor.
Dia 13: Impactos culturais de diferentes tecnologias: a oralidade, a imprensa, o audiovisual e a sociedade digital; Os Repositórios Digitais e as Redes e Mídias Sociais;
Dia 14: Reflexões sobre o uso de jornais na sala de aula e o determinismo tecnológico na chamada “Era digital” - O Uso dos Jornais na sala de aula e a proposta didática da BNCC.
Tratar da aplicação dos jornais em sala de aula, em especifico nas aulas da disciplina de história, sem deixar de lado a interdisciplinaridade, e também contaremos com a participação do professor convidado Douglas Barraqui para que sua experiência contextualize nossa proposta.
7 - Atividade prática:
Uso da Biblioteca Alexandria (UFT-Porto Nacional): todos serão convidados a acessar a biblioteca virtual através da rede social Whatsapp e selecionar entre os diversos jornais disponíveis, um tema/notícia para ilustrar um tema histórico e elaborar uma prática de sala de aula. (A atividade será realizada, ao vivo, pelos proponentes do minicurso em transmissão pelo Google Meet).
8 - Avaliação: Ao final do minicurso, será disponibilizado um formulário no Google forms, para que os presentes possam expressar o que foi absorvido ao longo do minicurso.
9 - Objetivos: Apresentar o jornal como um instrumento pedagógico; Demonstrar o jornal como ferramenta interdisciplinar; Relacionar o uso do jornal com algumas habilidades da BNCC (Fundamental e Médio); Oferecer diversas possibilidades do uso dos jornais em sala e sua relação com as TIC’s.
10 - Programa: Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC)
11 - Diálogo: Este minicurso dialoga com o I Simpósio sobre Mídias Tecnologias e História ao propor a reflexão do uso didático do jornal e das mídias contemporâneas, como ferramentas pedagógicas acessíveis e enriquecedoras para as aulas de História utilizando-se de repositórios virtuais, redes e mídias sociais.
Referências Bibliográficas
AVELAR, Alexandre de Sá. Os desafios do ensino de História: problemas, teorias e métodos. Curitiba: InterSaberes, 2012.
BRODBECK, Marta de Souza Lima. Vivenciando a história: metodologia de ensino de história. Curitiba: Base Editorial, 2012.
FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2016.
FARIA, Maria Alice de Oliveira. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
FERREIRA, Carlos Augusto Lima. A importância das novas tecnologias no ensino de História. In: Universa. Brasília, n°. 1, fevereiro de 1999, p. 125-137.
GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2015.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2009.
RIVOLTELLA, Pier Cesare; FANTIN, Monica (orgs.) Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. São Paulo: Papirus, 2013.
SILVA, Marcos (org.) História: Que ensino é esse? Campinas: Papirus, 2016.
SILVA, Marcos; GUIMARÃES, Selva. Ensinar história no século XXI: Em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2015.
SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena M. C. da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes (orgs.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.
VASCONCELOS, José Antonio. Metodologia do ensino de história. Curitiba: InterSaberes, 2012.