MINICURSO 7
1 - Título: Transconstitucionalismo, cibercidadania, proteção de dados e direitos humanos na era tecnológica: da virtualização real à cidade informacional
2 - Proponente: Eva Cristina Franco Rosa dos Santos - Mestre em Teoria da História pela UFG, Doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA-Buenos Aires, com tese sobre mundos do trabalho e virtualizações; e em Direito Público Constitucional pela Unisinos, com tese sobre a Inteligência Artificial e os Direitos Fundamentais. Advogada, com escritório internacional atendendo Europa, Estados Unidos e Brasil. Atuou como Professora de Graduação em Faculdade Estácio de Goiás, de Pós-graduação em Universidade Unievangélica de Goiás, Professora Convidada em Universidad de Córdoba/Espanha e em Universidad Uniagraria da Colômbia; atualmente atua como professora convidada do Instituto Latino-americano de Criminologia (Ilacrims)/ República Dominicada; do Instituto de Direito do Consumidor de Goiás e da ESAT/GO. Membro da Comissão de Direito Digital e Informático da OAB/GO, da Anphlac, da Anpuh, da Agatra. E-mail: profevacristinasantos@gmail.com
3 - Quantidade de Vagas: livre
4 - Ementa: O presente minicurso usa da teoria do Transconstitucionalismo para compreender e propor soluções diante do atual estágio da sociedade digitalizada e virtualizada, acompanhada por inovações legais, como a recém vigente Lei Geral de Proteção de Dados, que tentam promover a cibercidadania. A virtualização surgiu como parâmetro esclarecedor do atual estágio de desenvolvimento do ser humano e a digitalização mostrou-se como forma de desenvolvimento do mesmo. Nesse aspecto, os diversos sistemas constitucionais, paralisados diante da nova realidade globalizada, mostraram-se carentes dos esforços interpretativos de uma teoria constitucional comparada à luz dos processos sistêmicos e da sociologia da modernidade, a fim de prescrutar caminhos possíveis, e já, inclusive, colocados em prática pela própria práxis social, para pensar uma regulamentação dessa nova fase do humano virtualizado no sistema binário das redes e dos aplicativos robotizados. A sociedade restou como um importante parâmetro a ser observado, em contraponto com as teorias estatizantes, não mais suficientes para compreender o pluriverso, esse de franca oposição às teorias kantianas de integração. Todo esse esforço se dá no sentido da busca pelo outro, o qual permitirá, ao mesmo passo, a melhor compreensão do ente constitucional que se perfaz, semeando a concretização dos Direitos Humanos.
5 - Desenvolvimento:
-
Dia 12 de abril: trabalhar os conceitos de Transconstitucionalismo, Cibercidadania, diante dos parâmetros da Modernidade, Direito Comparado e Mundo Digital.
-
Dia 13 de abril: trabalhar os conceitos de Virtualização, Sociedade e Constituição Digital, buscando uma correlação com a o documento Lei Geral de Proteção de Dados.
-
Atividade prática e Avaliação: Dinâmica online envolvendo leitura do documento Lei Geral de Proteção de Dados e produção de colagem digital com impressões dos participantes do minicurso a respeito da mesma, produzida a partir de reflexão sobre o conteúdo do curso.
-
Objetivos: Apresentar e circular conceitos importantes para a teoria jurídico-constitucional a respeito do mundo digital, em conjunto com reflexões filosóficas e sociológicas sobre esse fenômeno. Discutir criticamente o local da proteção de dados no mundo atual, e significações do documento Lei Geral de Proteção de Dados.
6 - Diálogo: O diálogo entre o presente minicurso e o "I Simpósio sobre Mídias, Tecnologias e História" se dá pelo conteúdo transdisciplinar já exposto, o qual, transversalmente, busca observar a cascata temporal presente nos novos institutos legais originários da emergência massificada da realidade virtual dos últimos dez anos.
Referências:
AGAMBEN, Giorgio. Estado de Exceção. São Paulo: Editora Boitempo, 2004.
AGAMBEN, Giorgio. O Poder Soberano e a Vida Nua. Belo Horizonte: Humanitas, 2010.
CANOTILHO, José Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. São Paulo: Alamedina, 2003.
COVELAND, B. Jack. The Essential Turing: The Ideas that gave birth to the computer age. Oxford: Oxford University Press, 2004.
DRYZEK, John. Deliberative Governance in the public and private sectors. In: The Sydney Network on Climate Change and Society Chanel. Sydney: University of Sydney, 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NeSRjir_o8I
DUTRA, Deo Campos; VIEIRA, José Ribas. O Direito Constitucional Comparado entre
Renascimento e Consolidação. In: Seqüência, Florianópolis, n. 76, p. 69-94, ago. 2017
ECO, Humberto. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva, 1964.
HAN, Byung-Chul. En el Enjambre. Buenos Aires: Herder, 2019
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Vol. I e II. Petrópolis: Vozes, 1993.
HIRSCHL, Ran. The Rise of Comparative Constitutional Law: Thoughts on Substance and Method. In: 2 Indian Journal of Constitutional Law. Hyderabad: 2008.
GEARY, Patrick. O Mito das Nações: A Invenção do nacionalismo. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2005.
GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
HABERMAS, Jurgen. Facticidade e Validade: Contribuições para uma teoria discursiva do direito e da democracia. São Paulo: Editora Unesp, 2020.
LÉVY, Pierre. O Que é o Virtual? São Paulo: Ediora 34, 2017.
MCEWAN, Ian. Máquinas Como Eu: E Gente como vocês. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MCLUHAN, Marshal. Os Meios de Comunicação como Extensão do Homem. São Paulo: Editors cultrix, 1980.
NUNES, Benedito. Heidegger & Ser e Tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
PEREZ LUNO, Antonio Enrique. Ciberciudadania o Ciudadania.com? Barcelona: Gedisa editorial, 2003.
RANCIERE, Jacques. O Ódio à Democracia. Rio de Janeino: Boitempo, 2014.
RODOTÀ, Stefano. El Derecho a Tener Derechos. Madrid: Editorial Trotta, 2014.
ROUSSEAU, Dominique. O Direito Constitucional contínuo: instituições, garantias de direitos e utopias. In: Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) 8(3): 261-271, setembro-dezembro, Unisinos, 2016.
RUDIGER, Francisco. Introdução às Teorias da Cibercultura. Porto Alegre: Editora Sulina, 2007.
RUFFIA, Biscaretti di. Introducción al Derecho Constitucional Comparado. México: Fonde de Cultura, 1998.
SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos Direitos Fundamentais: Uma Toria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. Porto Alegre: Livraria do Advogado editora, 2018.
SANTAELLA, Lúcia. A Pós-verdade é Verdadeira ou Falsa? Barueri: Estação das letras e Cores, 2018.
SANTAELLA, Lúcia. Temas e Dilemas do pós-digital. Barueri: Estação das letras e Cores, 2016.
SCHMITT, Carl. Constitutional Theory. London: Duke University Press, 2008.
SCHWAB, Klaus. A Quarta Revolução Industrial. São Paulo, Edipro, 2019.
SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. O Brasil no mundo. In: REIS, Daniel Aarão. Modernização, Ditadura e Democracia: 1964-2010. Rio de Janeiro: editora objetiva. PP 127-183.
SILVA, Eliana Borges da. O Conceito de Existência em Ser e Tempo [manuscrito] : Eliana Borges da Silva. - 2010. 125 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de filosofia, 2010.
SIMMEL, Georg. Essencial Sociologia. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013.
TEIXEIRA, Anderson Vichinkeski. Constitucionalismo transnacional: por uma compreensão pluriversalista do Estado constitucional. Revista de Investigações Constitucionais, Curitiba, vol. 3, n. 3, p. 141-166, set./dez.
2016. DOI: 10.5380/rinc.v3i3.48066.
TEIXEIRA, Anderson Vichinkeski. Teria Pluriversalista do Direito Internacional. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
TEIXEIRA, Anderson Vichinkeski; OLIVEIRA, Elton Somesi de. Origens e fundamentos epistemológicos do pluriversalismo. In: Correntes Contemporâneas do Pensamento Jurídico. Barueri: Manole, 2010. PP 382-402.
TEIXEIRA, Anderson Vichinkeski; LONGO, Luis Antonio. Globalização, Soberania Relativizada e a Desconstitucionalização do Direito. In: A Constitucionalização do Direito. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2008. PP 31-51..
TEUBNER, Günther. Constitutional fragments: Societal constitutionalism and globalization. Oxford: Oxford University Press, 2012.
TEUBNER, Gunther. Societal Constitutionalism: Alternatives to state centered constitutional theory. Yale: Yale Law School, Storrs Lectures, 2003.
TEUBNER, Gunther. Constituzionalismo della Socità Transnazionale. In: Rivista dell’ Associazione Italiana dei Constituzionalisti. Roma, nº 4, 2013.
VELHO, Gilberto. Unidade e fragmentação em sociedades complexas. In: Um Antropólogo na Cidade: Ensaios de antropologia urbana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2013, pp. 110-139.
WEBER, Max. Essencial Sociologia. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013.
ZARKA, Yves. Difícil Tolerância: A Coexistência de culturas em regimes democráticos. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2013.
ZARKA, Yves. O Destino Comum da Humanidade e da Terra. São Leopoldo, Editora Unisinos, 2015.