MINICURSO 3
1 - TÍTULO: Softwares e Pesquisa em História e Humanidades Digitais
2 - Nome dos proponentes, título e vínculo institucional:
Ilana de Macedo Vaz, Doutoranda em História, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto. E-mail: ilanamvaz@gmail.com;
Arthur Ferreira Reis, Doutorando em História, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: arthurfr23@gmail.com;
Gabriel Luiz de Oliveira, Doutorando em História, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto. E-mail: gabriel.luz@aluno.ufop.edu.br;
Luiz Gustavo Martins da Silva, Doutorando em História, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto. E-mail: luiz.martins@aluno.ufop.edu.br;
3 - Endereço, telefone para contato: https://linktr.ee/exiliomigracaopolitica
4 - Quantidade de vagas: 80
5 - Ementa: Softwares e Pesquisa em História. As possibilidades de analisar quantitativa e qualitativamente informações no tempo histórico com o uso de programas de visualização de dados. Atentos à necessidade de dispor de tecnologias, em especial, os softwares de análise quali-quanti que potencializam pesquisas científicas, inclusive trabalhos de pesquisadores do ILB. O nosso objetivo é promover a articulação entre os estudos desenvolvidos no núcleo com o de outros discentes das outras linhas do PPGHIS e com o de pesquisadores de outras instituições, e também integrar diferentes áreas do saber histórico mobilizadas pelas pesquisas.
6 - Objetivos: Apontar para as potencialidades e os desafios dos softwares MENDELEY / MAXQDA / IRAMUTEQ / ZOTERO para a pesquisa na área das Humanidades.
7 - Programa:
-
Introdução estrutura do curso e debate pesquisa histórica;
-
Preparação das fontes de pesquisa;
-
Reconhecimento da interface dos softwares;
-
Prática a partir de um novo projeto.
8 - Diálogo com o evento: este minicurso dialoga com o I Simpósio Nacional sobre Mídias, Tecnologias e História ao propor apresentar na teoria e na prática softwares e ferramentas tecnológicas como possibilidades de ensino e pesquisa na área de História e Humanidades em geral.
REFERÊNCIAS:
GIL, Tiago Luís & BARLETA, Leonardo. FORMAS ALTERNATIVAS DE VISUALIZAÇÃO DE DADOS NA ÁREA DE HISTÓRIA: ALGUMAS NOTAS DE PESQUISA. Rev. hist. (São Paulo), n. 173, p. 427-455, jul.-dez., 2015. Disponível: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2015.106234. Acessado: 14 agosto 2021.
Estudos Históricos 69 | Humanidades Digitais. Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas, vol. 33, no 69, p. 001-219, janeiro-abril de 2020.
SCHREIBMAN, S.; SIEMENS, R.; UNSWORTH, J. A new companion to Digital Humanities. Nova Jersey: Wiley Blackwell, 2016. http://digitalhumanities.org/dhq/. BERRY, D. M. Understanding Digital Humanities. Londres: Palgrave MacMillan, 2012.
DRIVE com demais textos (bibliografia geral):
https://drive.google.com/file/d/17VHx1CtT9fde3IeJmTW4abYgqqljtXG0/view?usp=sharing.