top of page
  • X
  • Whatsapp
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

                                                    MINICURSO 13

Link do formulário de inscrição AQUI

1. Título: Usos do passado no presente: a pesquisa documental em acervos online para trabalhos científicos (Carga horária 4 horas)

2. Proponente: Pedro Augusto Silva Miranda, Ana Paula Dessupoio Chaves e Talita Souza Magnolo

3. Titulação e vínculo institucional: Pedro Augusto Silva Miranda - Doutor e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Integrante do grupo de pesquisa “Narrativas Midiáticas e Dialogias” (CNPq/UFJF) e da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo - TELEJOR. Professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ana Paula Dessupoio Chaves - Doutora em Comunicação e mestra em Artes, Cultura e Linguagens pela UFJF. É membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cidade e Memória (UFJF/CNPq) e pesquisadora da Rede Euroamericana de Alfabetização Midiática, da rede de pesquisa Obitel-Brasil. Talita Souza Magnolo - Professora substituta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenadora do Projeto de Extensão “MemórIA". Vice-líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) COMCIME - Comunicação, Cidade e Memória. Membro do corpo editorial do Jornal da Alcar.

3. Quantidade de vagas: 20 participantes

4. Ementa: O passado está em constante disputa, como nos adverte Barbosa (2004). Documentos, material de acervo e arquivos podem nos ajudar a (re)construir a história, ou parte dela, a partir das pesquisas. Portanto, o domínio de métodos e técnicas como a Análise Documental (Pimentel, 2001; Moreira, 2005) envolvendo os acervos online pode contribuir com as propostas e resultados das investigações. Nesse sentido, processar arquivos digitais, conhecer e acessar acervos e repositórios virtuais e tratar os dados faz-se necessário. Partindo dessas premissas, o minicurso tem como objetivo abordar a importância da pesquisa documental em acervos digitais online e como estes “lugares de memória” (Nora, 1984) oferecem possibilidades às pesquisas. Buscamos, portanto, apresentar possibilidades teórico-práticas aos participantes utilizando arquivos e acervos online brasileiros. O minicurso apresentará, prioritariamente, pesquisas na área da Comunicação, com diferentes temas, e que utilizam, ou podem utilizar, o método/técnica da pesquisa documental possibilitando, portanto, uma produção científica que esteja atenta e valorize os acervos digitais e sua potencialidade e que contribui para o avanço da historiografia da mídia.

5. Desenvolvimento:
Plano de Ensino
Parte 1 (1ª aula): 1. Os conceitos de documento e arquivo; 2. Os rastros, restos e ruínas; 3. Conhecendo os acervos e repositórios online
Data: 21 de maio de 2025
Horário: 10h às 12h


Parte 2 (2ª aula): 4. Método e técnica de análise documental; 5. O uso de material de acervo/arquivos nas pesquisas científicas em Comunicação.
Data: 22 de maio de 2025

Horário: 10h às 12h

6. Objetivos: Espera-se que ao final do minicurso os participantes estejam aptos a (1) desenvolver pesquisas em acervos e arquivos online a partir de método/técnica científica da Análise Documental (Pimentel, 2001; Moreira, 2005); (2) tratar adequadamente os dados obtidos e (3) refletir criticamente sobre o material de arquivo online e seus usos.

7. Diálogo: A partir da proposta do evento, o minicurso apresenta-se como uma contribuição prática e teórica para refletir sobre as transformações das relações humanas impulsionadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), ao explorar como os acervos digitais funcionam como “lugares de memória” (Nora, 1984) e configuram-se como ferramentas essenciais para a reconstrução histórica e a produção científica. O minicurso se concentra na reflexão ampla sobre os desafios e potencialidades das TDIC na pesquisa e no ensino a partir da análise documental em acervos online. Ao abordar métodos e técnicas para processar, acessar e tratar dados digitais, o minicurso dialoga diretamente com a preocupação do evento em qualificar o uso das TDIC, especialmente no campo da Comunicação e das Ciências Humanas. Dessa forma, o minicurso se insere no âmbito do III CIHDCE & IV SNMTH como uma oportunidade de aprofundar o debate sobre as TDIC, oferecendo aos participantes ferramentas concretas para explorar as potencialidades dos acervos digitais em suas pesquisas, alinhando-se à missão do evento de fomentar reflexões críticas e inovadoras sobre o uso das tecnologias no cenário contemporâneo.

Referências
ALBERTI, Verena. “Fontes Orais: história dentro da história”. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Orais. Contexto: São Paulo, 2005, p. 155-202
BARBOSA, Marialva. Jornalistas, “senhores da memória”?. In: Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Porto Alegre, 2004. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/5281189434155472217413491799349447635.pdf>.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Nosso amplo presente. Bauru: Unesp, 2015.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Coordenação Tadeu Capistrano. Tradução Vera Ribeiro.1. Ed. Rio de Janeiro: Contraponto: Museu de Arte do Rio, 2014.
LE GOFF, Jacques. “Memória”. In: Enciclopédia Einaudi. Memória-História. Vol 1.
Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1984.
MOREIRA, Sônia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. 269-279 p.
NIEMEYER, Katharina. Media and Nostalgia: yearing for the past, present and future. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2014.
NORA, Pierre. Les lieux de Mémoire. Paris, Gallimard, 1984.
PIMENTEL, Alessandra. O método da pesquisa documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de pesquisa, nº 114, p. 179-195, nov. 2001.
POLLAK, Michael. “Memória e Identidade Social”. Estudos Históricos, vol.5, n.10, p.200-212, Rio de Janeiro, 1992.
THOMPSON, Paul. A voz do passado – História Oral. Editora Paz e Terra: São Paulo, 1992

© Copyright

© 2025 by 3º CIHDCE & 4º SNMTH. Proudly created with Wix.com

bottom of page