top of page


MINICURSO 4
Link do formulário de inscrição AQUI
1. Título: Ditadura militar e negacionismos: os usos das mídias digitais na elaboração da história pública e no ensino de História (Carga horária 6 horas)
2. Proponentes: Profa. Dra. Marta Gouveia de Oliveira Rovai (UNIFAL-MG) e Prof. Dr. Ary Albuquerque Cavalcanti Junior (UFMT)
3. Quantidade de vagas: 25
4. Ementa: O presente minicurso busca discutir o papel das mídias digitais e toda sua gama de possibilidades na construção de trabalhos de memória e seus usos em sala de aula acerca da temática da Ditadura Militar. Sua justificativa e importância decorre do crescimento de discursos que não apenas nega, como também distorcem o passado, evocando relativismos históricos. Metodologicamente, o curso promoverá debates sobre os discursos negacionistas/distorcionistas midiáticas e nas redes virtuais, e analisará com os/as participantes as possibilidades de usos das tecnologias no ensino sobre a ditadura militar e a construção democrática. Por fim, esperamos criar uma rede de diálogos que permita não apenas o combate aos espaços que promovem desinformação, mas, qualquer forma de esquecimento sobre o que foram os terríveis anos de ditadura no Brasil.
5. Desenvolvimento:
Primeiro dia: Discussão teórica e a partir de experiências docentes, sobre as mídias digitais, negacionismos e distorcionismos sobre a ditadura militar e seus efeitos em sala de aula. A proposta também é ouvir experiências e mobilizar um espaço de socialização dos desafios impostos à carreira docente.
Data: 20 de maio de 2025
Horário: 10h às 12h
Segundo dia: Abordaremos as oralidades e as mídias digitais refletindo em como construir debates sobre a ditadura em sala de aula a partir de testemunhos e espaços virtuais de memória.
Data: 21 de maio de 2025
Horário: 10h às 12h
Terceiro dia: Elaboração e divulgação do conhecimento histórico sobre a ditadura: como trabalhar com sites, acervos digitais e documentários em sala de aula. Além de socialização de atividades já realizadas pelo público cursista.
Data: 22 de maio de 2025
Horário: 10h às 12h
6. Diálogo com o Evento: Ao longo dos últimos anos os discursos negacionistas ganharam um espaço profícuo nas redes digitais, alavancando visões distorcidassobre a história. Nessa perspectiva, compreende-se que o III Congresso Internacional de Humanidades Digitais, cultura e Educação e o IV Simpósio Nacional em Mídias, Tecnologias e História é um espaço fundamental para se discutir a temática do minicurso, pois além de refletir aspectos relacionados à Ditadura Militar, se propõe a pensar as ameaças que as Ciências Humanas vêm enfrentando nos últimos anos. Além disso, buscamos sinalizar alternativas e possibilidades no trabalho com mídias digitais e história pública, buscando relacionar a teoria, a prática e a sala de aula
Referências
BAUER, Caroline Silveira. Negacionismo da ditadura, história pública e ensino de história. In: WANDERLEY, Sonia M. de A. I.; MELO, Rosilene A. M.; MENESES, Sônia. (Orgs.). Ensinar com História pública: desafios, temas e experiências. Sobral CE: Sertão Cult, 2022.
BORGES, Ítalo N; CAVALCANTI JÚNIOR, Ary A. (orgs.) Ditadura Militar e Ensino de História: práticas, fontes, experiências e reflexões. Santa Maria: Arco Editores, 2023.
CARNEIRO, Anita. A história youtubada: a ditadura civil-militar brasileira no Youtube. Trabalho de Conclusão de Curso. História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.
CAVALCANTI JUNIOR, Ary A.; BORGES, I. N.. Entre likes e deslikes: ensino de História, cultura digital e interpretações problemáticas sobre a Ditadura militar brasileira na internet In: Investigaciones y prácticas innovadoras sobre las aportaciones de lo digital en los procesos de enseñanza y aprendizaje de la historia, ed.1. Madrid/ Espanha: Editorial DYKINSON, S.L., 2025, v.1, p. 114 - 123.
MALERBA, Jurandir. Os historiadores e seus públicos: desafios ao conhecimento histórico na era digital Revista Brasileira de História, v. 37, p. 135-154, 2017.
MENESES, Sônia. Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade. Revista História Hoje, v. 8, nº 15, p. 66-88 – 2019.
NORONHA, Daniele; VITÓRIA, Paulo. Cinema, memória e educação em direitos humanos: o uso de filmes em sala de aula e a disputa pela narrativa sobre a ditadura civil-militar brasileira. Educação, sociedade e cultura, n.º 54, p. 131-152, 2019.
ROVAI, Marta G. O. Ensino de história e a história pública: os testemunhos da Comissão Nacional da Verdade em sala de aula. Revista História Hoje, v. 8, nº 15, p. 89-110 – 2019.
SANTOS, Rosiene A.; CORTES, Gerenice. O discurso de apologia à ditadura militar nas mídias digitais entre o silenciamento e a equivocidade de sentidos. Revista (Con)Textos Linguísticos, v. 17 n. 37, 2023.
SOARES, I. B., BRAGA, M. de A., & de LIMA, I. F.. Digitalização de documentos: disponibilizando as fichas dos DOPS do período da ditadura militar na internet. Revista InterScientia, 3(2), 2015.
SOUZA, Natacha; TORRES, David R. A Animação Digital “Torre” como reflexão sobre a Ditadura Militar na perspectiva infantil. Mosaico. v. 16 n. 26, 2024.
bottom of page