EIXO TEMÁTICO 5:
ensino de história, mídia, gamificação
Coordenadores:
Max Alexandre de Paula Gonçalves
Prof. História IFPR e doutorando no PPG-História da UNESP
E-mail: max.goncalves@ifpr.edu.br
Reinaldo Benedito Nishikawa
Prof. História IFPR e pós-doutor na Universidade de Coimbra
E-mail: reinaldo.nishikawa@ifpr.edu.br
Tema central: O Ensino de História nas mídias, seus métodos e instrumentos em debate
Resumo:
A proposta deste eixo temático é reunir pesquisadores da área de História e afins com o intuito de abordar o Ensino de História nas diferentes mídias. Todavia, para o enriquecimento desse encontro, isso significa estender também essa chamada a outros agentes e profissionais comprometidos com a produção e veiculação de conteúdos históricos comprometidos com os princípios da ciência histórica legitimada pelos especialistas. Nesse sentido, os profissionais das áreas de Comunicação, Design e Tecnologias da Informação são igualmente fundamentais para debaterem sobre o Ensino de História para além do papel e da sala de aula. Quer dizer, há o reconhecimento nesse Eixo Temático de que o processo de ensino e aprendizagem da História pode ocorrer em espaços que vão do museu ao YouTube, produtos de uma cultura histórica que permitem acessar diferentes níveis de consciência histórica, conforme Rüsen (RÜSEN, 1994). Além disso, esse eixo temático trata de métodos e instrumentos utilizados para o Ensino de História no tempo presente, sendo um deles a gamificação. Com isso, as técnicas provenientes das esferas da vida social distintas do campo da Educação são igualmente importantes de serem investigadas e compreendidas. Dessa forma, esse eixo temático é uma oportunidade para todos os envolvidos com o Ensino de História nas mídias apresentarem os seus trabalhos e experimentos, em andamento ou concluídos.
Objetivos:
-
Oportunizar um momento para debate sobre o Ensino de História nas mídias;
-
Abordar métodos e instrumentos inovadores no processo de Ensino e Aprendizagem de História;
-
Promover um ambiente para apresentação e reflexão sobre diferentes práticas e abordagens profissionais do Ensino de História;
-
Investigar a cultura histórica e a consciência histórica nas mídias;
-
Analisar o uso da gamificação no Ensino de História.
Público-alvo: Professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em História e áreas afins, mas também estudantes, pesquisadores, professores e demais profissionais das áreas de Comunicação Social, Design e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Coordenadores
Prof. Ms. Max Alexandre de Paula Gonçalves
Prof. Dr. Reinaldo Benedito Nishikawa (IFP)