top of page

O impacto das mídias sociais, e os novos processos sociais que sustentam as relações humanas na contemporaneidade 

 

  1. Nome dos Proponentes: Neliza Helena Ribeiro Taconi e Rafael da Silva dos Santos

  2. Titulação e vínculo institucional: Neliza Helena Ribeiro Taconi, Tecnóloga em Processamento de Dados pela Faculdade Maria Thereza, Pós Graduada em Desenvolvimento de Tecnologias Digitais pela Faculdade Estácio de Sá e Mestranda em Ciências Médicas pela Faculdade Federal Fluminense. Coordenadora do Setor de Informática da Associação Fluminense de Reabilitação (AFR). nelizamestradouff@gmail.com / (21) 21092626Rafael da Silva dos Santos, Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário La Salle RJ, Graduando em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense. Responsável pela Sala de realidade Virtual da Associação Fluminense de Reabilitação e  Assistente no Núcleo de Estudos Pesquisas e Projetos (NEPP) da Associação Fluminense de Reabilitação (AFR). profrafaelped@gmail.com / (21) 21092626

  3. Quantidade de vagas: 50 pessoas

  4. Ementa: Este minicurso pretende tecer uma associação entre mídias sociais e a contemporaneidade. Entrevendo os espaços outros que se compõem para o homem e no homem, como formas de ser e existir que modificam as interações sociais Logo o meio digital adquire uma notoriedade, que ao recriar os espaços sociais constitui um campo de poder, que estrutura e é estruturado por discursos imagéticos que são capturados pelo poder dominante em sua funcionalidade capitalística. Deste modo entender os processos mecânicos e sistêmicos que rearranjam a forma como os sujeitos são interpelados pelas informações da rede e como esses atravessamentos se fazem experiências sócio estruturais permitem um olhar e uma leitura das mudanças que estão em jogo performando a humanidade na história presente. Considerando o exposto, este minicurso tratará sobre os seguintes temas: Introdução do conceito de estrutura social. Mídia e senso comum na construção da autoridade de opinião. Funções algorítmicas e os paradigmas da informação. As mídias sociais como instrumento nos processos de abstração do poder dominante.

  5. Desenvolvimento: Nosso curso será dividido por unidades, compostas por duas horas cada.

1º Dia - Unidade 1- Introdução dos Conceitos

Conceito de Sociedade

Conceito de Mídia Social

Conceito de Informação

2º Dia - Unidade 2 - Relações humanas e o papel das mídias sociais

Introdução às funções algorítmicas

Evolução e dependência digital

Paradigmas tecnológicos e a vivência cotidiana

3º Dia - Unidade 3 A experiência social e suas mutabilidades

Fatores de humanização e desumanização

Alienação e apropriação das informações de rede

Conjuntura social e a experiência sensível da aprendizagem

 

​5. Atividade prática e avaliação: Aulas expositivas na plataforma do Google meet, auxiliados por materiais didáticos complementares para estudo, como também fóruns e discussões mediadas pelos temas tratados .

 

6. Objetivos: Refletir sobre o papel das mídias sociais na contemporaneidade e seus atravessamentos na dinâmica humana. Caracterizar a sistematização de dados por acesso, como construtor de um imaginário social. Entender como os algoritmos atuam na seleção e apresentação dos conteúdos. Identificar e analisar as mudanças que se territorializam na contemporaneidade pela mediação da informação.

 

7. Diálogo: Entendendo as constantes mudanças nas relações humanas e a forma como a história se reinventa no tempo, as mídias se constituem como e em desdobramentos, aos atravessamentos produzidos pelas novas tecnologias na contemporaneidade. Deste modo o diálogo entre este minicurso e o evento se constitui na possibilidade de aprofundar as reflexões sobre temática, desnaturalizando o papel das novas tecnologias e das mídias na realidade e nas relações sociais.

 

Referências

AZIZE, Rafael Lopes. Em defesa das humanidades.Salvador: Edufba.2020

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2001.

BOURDIEU, Pierre et al. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Disponível em: https://monoskop.org/images/e/e8/Bourdieu_Pierre_Questões_de_Sociologia_2003.pdf. Acesso em: 31 de out de 2022

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Editora Paz e Terra, 2018.

ECO, Umberto et al. Interpretação e superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Editora Paz e terra, 2014.

GUAZINA, Liziane. O conceito de mídia na comunicação e na ciência política: desafios interdisciplinares. Revista Debates, v. 1, n. 1, p. 49, 2007.2

POGREBINSCHI, Thamy. Foucault, para além do poder disciplinar e do biopoder. Lua Nova: Revista de cultura e política, p. 179-201, 2004.

bottom of page