top of page

Usos e abusos do método dialético de Marx

 

1. Nome do proponente: Jean Paulo Pereira de Menezes.

2. Titulação e vínculo institucional: Graduação/Licenciatura em História (IMES/FAFICA), mestrado em História (UFGD), doutorado em Ciências Sociais (UNESP/Marília) e pós-doutorando em Educação (PNPD/CAPES/UEMS).

3. E-mail de contato: fafica_95@yahoo.com.br

4. Quantidade de vagas: LIVRE

5. Ementa: O presente minicurso pretende contribuir para o entendimento do uso do método dialético de Marx em pesquisas sobre a realidade social, especificamente na área de História e Educação. Apresentar problematizações sobre a produção de conhecimento em Ciências Humanas, fundamentos e abordagens teóricas dialética, pensamento marxiano, práxis utilitarista sobre a dialética, usos e abusos do método dialético e crise so sujeito.

6. Desenvolvimento:

- Primeiro dia

1. Apontamentos sobre a história da perspectiva dialética;

- Segundo dia

2. A realidade social de Marx e o seu método dialético;

3. Limites de uma prática utilitarista acerca do método dialético de Marx em pesquisa em educação.

- Terceiro dia

4. Usos e abusos do método dialético: a possibilidade de crise do pesquisador.

7. Atividade prática e Avaliação: Dinâmica online envolvendo leitura de documento e produção de texto sobre o conteúdo do curso.

8. Objetivos: O presente minicurso pretende contribuir para o entendimento do uso do método dialético de Marx em pesquisas acadêmicas sobre a realidade social. Defendemos que em muitas situações o uso se relaciona também com o abuso formalista em relação ao método de investigação, limitando o método dialético a tradição epistemológica predominante. Apresentaremos um debate sobre os limites do método diante de uma lógica quantitativa/reprodutivista e a possibilidade de crise por parte dos pesquisadores que se propõem operacionalizar o método dialético a partir de uma práxis utilitarista.

9. Diálogo: O diálogo entre o presente minicurso e o “I Simpósio sobre Mídias, Tecnologias e História” dá-se diante da possibilidade de contribuição ao diálogo internacional sobre método dialético de Marx, seus usos e abusos, na operacionalização de pesquisas em educação e história social, extensivo as demais áreas, reunidas na grande área de Ciências Humanas.

 

Referências

GRESPAN, Jorge Luis da Silva. A dialética do avesso. Crítica marxista, São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo, n. 14, p. 21-44, 2002.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. Tradução de Paulo Meneses; colaboração de Karl-Heinz Efken e José Nogueira Machado. - 9.ed. – Petrópolis, RJ: Vozes: Bragança Paulista : Editora Universitária São Francisco, 2014.

HEINRICH, Michael. Crítica de la economía política: una introducción a El Capital de Marx. Trad. César Ruiz Sanjuán. Madrid : Escolar y Mayo, 2008.

MARX, Karl. Grundrisse. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.

MARX, Karl. O método da economia política. In: Introdução de 1857. Publicado com tradução bilíngue de Fausto Castilho. Revista Crítica Marxista, São Paulo, n. 30, pp. 103-125, 2010.

MARX, Karl. Posfácio à segunda edição de O capital, 1873. In: O Capital: crítica da economia política. Volume 1: O processo de produção do capital. Trad. Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1996.

MENEZES, Jean Paulo Pereira de. O método em Marx: um estudo sobre o presente como síntese de múltiplas determinações. Práxis Editorial: São José do Rio Preto – SP, 2022.

MUSTO, Marcello. Repensar Marx e os marxismos. Tradução de Diego Silveira e outros. Boitempo editorial: São Paulo, 2022.

TONET, Ivo. Método Científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto
Lukács, 2013.

bottom of page