top of page

Uma reflexão sobre as tecnologias digitais no Ensino de História

 

1 - Nome dos (as) proponentes: Francielcio Silva da Costa

2 - Titulação e vínculo institucional: Graduado em História pela UESPI- Universidade Estadual do Piauí, Pós Graduado em História e Cultura Afro Brasileira pela FAVENI e Especialista em Educação, Direitos Humanos e Cidadania pelo IFG- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Professor seletista da rede municipal de Educação da cidade de Gaúcha do Norte no Mato Grosso.    

3 - E-mail: fransilva9610@gmail.com  

4 - Quantidade de vagas: 30 vagas

5 - Ementa: O presente minicurso intitulado uma reflexão sobre as tecnologias digitais no Ensino de História, aborda um tema interessante, cativante e relevante do ponto de vista educacional e historiográfico. Pois, este minicurso dialoga principalmente sobre a influência das tecnologias digitais dentro do âmbito do Ensino de História na educação brasileira. Além disso, afirma-se que as tecnologias digitais, especificamente a internet, vêm invadindo, de maneira vertiginosa todos os segmentos da sociedade, difundindo dessa forma informações, transformando a natureza do conhecimento, fundamento da ação educativa assim como as formas de percepção e de expressão do mundo. Já em relação ao referencial teórico que fundamentou esta proposta de minicurso, mencionam-se autores tais como: Bittencourt (2008), Ferreira (1999) e Freire (1981). Logo, a partir desse contexto, pontua-se que o Ensino de História proporciona o entendimento sobre os diversos acontecimentos ocorridos na sociedade, em diferentes períodos sociais, relacionados à diversidade cultural dos povos, grupos sociais dominantes na sociedade, os excluídos, marginalizados, comunidades, religiões, partido político, valores, e os diferentes. No que tange a situação problema, que motivou a realização deste minicurso, questiona-se como as tecnologias digitais podem ser utilizadas no Ensino de História? Em suma, este minicurso trata diretamente com assuntos bastantes pertinentes, como por exemplo: tecnologias digitais e Ensino de História.                    

6 - Desenvolvimento: 1º dia: Trabalhar os conceitos de Ensino de História, didática no Ensino de História e métodos e formas de aprender História em sala de aula de forma dinâmica e interativa com os alunos. / 2 º dia: Trabalhar os conceitos de Tecnologias Digitais, os tipos de Tecnologias Digitais que podem ser utilizados no Ensino de História e os principais benefícios que as Tecnologias Digitais podem trazer para o Ensino de História em sala de aula.

7 - Atividade prática e Avaliação: Dinâmica online mediante um debate critico a respeito do tema uma reflexão sobre as tecnologias digitais no Ensino de História, além disso, vai ser realizado uma demonstração para os discentes do minicurso de alguns tipos de tecnologias digitais que precisam e devem ser aplicados no Ensino de História por parte dos docentes em sala de aula, para que dessa maneira, as aulas da disciplina de História se tornem mais atrativas, interessantes e produtivas para os alunos e o professor.  

8 - Objetivos: Analisar a temática das tecnologias digitais no Ensino de História. Compreender a influência positiva das tecnologias digitais no Ensino de História. Identificar os principais meios tecnológicos que podem ser utilizados no Ensino de História.

9 - Diálogo: O diálogo entre o presente minicurso e o “I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino & II Simpósio Nacional em Mídias, Tecnologias e História” se da pelo fato do tema do minicurso ser interdisciplinar e ao mesmo tempo transdisciplinar, pois, ele envolve diretamente questões ligadas ao ensino, mídias, tecnologias e História na educação. Além do mais, este minicurso aborda um assunto fértil, atual e relevante para a academia científica e para este evento em virtude, do campo de abordagem desta atividade ser amplo e profícuo dentro da historiografia brasileira.         

 

Referências:

 ALAVA, Seraphin. rumo à novas práticas profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BITTENCOURT, Circe Maria. fundamentos e métodos. São Paulo; Contexto, 2008.

FERREIRA, Carlos Augusto Lima. Brasília, n. 1, fevereiro de 1999.

FREIRE, Paulo. Rio de Janeiro 9 ed. Editora Paz e Terra. 1981, p.79.

KARNAL, Leandro. conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

LEVY, Pierre. São Paulo: Editora 34, 1999.

MAININE, Sueli. a tomada de consciência no processo de formação docente. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós- -Graduação em Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

bottom of page