ACERVO A. TITO FILHO: PESQUISA HISTÓRICA EM CONTEXTOS DIGITAIS
-
Nome dos(as) proponentes: Jordan Bruno Oliveira Ferreira
-
Titulação e vínculo institucional: Graduado em Licenciatura Plena em História pela UESPI; Especialista em Literatura pela UESPI; Mestre em História do Brasil pela UFPI; Graduado em Filosofia pela UFPI; atualmente, faço pós-graduação em Filosofia (Mestrado) pela UFPI, onde desenvolvo pesquisa sobre Bruno Latour na área de Filosofia da Tecnologia.
-
Email: jordanbruno2003@gmail.com
-
Quantidade de vagas: 20
-
Ementa: este minicurso visa abordar a pesquisa em história em contextos digitais utilizando como referência a pesquisa que envolve o Acervo A. Tito Filho, um espaço de divulgação de uma pesquisa que visou catalogar e divulgar a obra do jornalista e escritor piauiense Arimatheia Tito Filho e que teve como foco sua produção jornalística voltada para o gênero da crônica. Durante muito tempo tomada como um gênero menor, a crônica se tornou uma das fontes mais fecundas da pesquisa em história no Brasil. Nos últimos trinta anos, o estudo da crônica se firmou como uma das principais linhas de pesquisa em história, contando com estudos sobre grandes autores brasileiros, como Machado de Assis e Lima Barreto, bem como autores regionais, demonstrando a riqueza deste tipo de fonte para a pesquisa em história. Além disso, o minicurso reconhece que por muito tempo os seres humanos têm convivido com objetos naturais e artificiais, chamando a atenção para o nosso ambiente híbrido, constituído de elementos materiais e imateriais. Assim, a noção de que as fontes devem ser tomadas como objetos digitais é uma forma de reconhecer que a pesquisa histórica se dá em ambientes virtuais como a internet, blogs, acervos digitais, museus e instalações virtuais, etc. Será um momento para compreendermos como se dá a pesquisa na era da digitalização da nossa vida, presente e passada, e que precisamos aprender a navegar nesta rede.
-
Desenvolvimento: 1º dia: analisar a pesquisa em história tomando como referência o surgimento da internet e outras formas construção de acervos digitais, e como este cenário reconfigura o trabalho do historiador; 2º dia: compreender o papel das tecnologias na intensificação da digitalização das fontes históricas e como esse processo demanda dos historiadores um maior entendimento do que sejam os objetos digitais; análise e avaliação do Acervo A. Tito Filho como um exemplo de acervo digital e de que forma ele traz novas possibilidades para a pesquisa em história a partir da noção de hipertexto
-
Objetivos: Contextualizar a pesquisa em história a partir dos novos contextos apresentados pela digitalização das fontes, pelo surgimento da internet e das fontes digitais; Conceituar as fontes históricas como objetos digitais, tomando como referência a obra de Yuk Hui; Analisar o Acervo A. Tito Filho como um exemplo de arquivo digital que possibilita novas formas de pesquisa e escrita em história.
-
Diálogo: o diálogo entre o presente minicurso e o evento se justifica pela necessidade de um maior entendimento das fontes históricas enquanto objetos digitais ou objetos passíveis de digitalização, e como esse processo demanda dos pesquisadores um novo entendimento de seu trabalho, pois essa digitalização modifica nossas noções de escrita e pesquisa em história.
-
Referências: DARNTON, Robert. A questão dos livros: passado, presente e futuro. Tradução de Daniel Pellizari. São Paulo: Companhia das Letras, 2010; FERREIRA, Jordan Bruno Oliveira. Literatura, história e memória nas crônicas de A. Tito Filho. Dissertação (Mestrado em História do Brasil). Universidade Federal do Piauí – UFPI. 184 f. Disponível em: < l1nq.com/92Ap4 >. Acesso em: 12 dez 2022; GINZBURG, Carlo. “Seu país precisa de você”: um estudo de caso em iconografia política. In: Medo, reverência, terror: quatro ensaios de iconografia política. Tradução de Federico Carotti et al. São Paulo: Companhia das Letras, 2014, p. 61-101; HUI, Yuk. On the existence of digital objects. Foreword by Bernard Stigler. Minneapolis: Universtity of Minnesota Press, 2016. (Eletronic Mediations, 48); LÉVY, Pierre. O que é o Virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010; LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2011; PEREIRA, Mateus H. F. Lembrança do presente: ensaios sobre a condição histórica na era da internet. Belo Horizonte: Autêntica, 2022; ROSENZWEIG, Roy. Clio conectada: o futuro do passado na era digital. Tradução de Luis Reyes Gil. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.